mercredi, avril 30, 2008

MAI 68 - 40 ans

Mai 68- 40 anos-

Ainda estou perplexa quanto ao sentido da afirmação do Sarkozy : « il faut liquider Mai 68 »… Na melhor das hipóteses, entendo que terá querido dizer « basta de idealismo, mãos à obra » ou qualquer coisa assim…pois além de absurdo, « liquidar » a História, ou tentar fazê-lo, nunca deu (felizmente) os resultados esperados pelos pretendentes « ocultadores ». Por isso concordo com o Pacheco Pereira quando diz que Sarkozy nunca poderia ter sido presidente se não tivesse havido Maio 68.
E não só Maio 68 - que foi a explosão em si - como também e sobretudo os anos que se seguiram, que foram um fervilhar de ideias, de contestação, de reivindicações em todas as áreas da sociedade. Concordo também com o facto que pôde acontecer porque estávamos a viver um período «abastado», não havia crise económica, desemprego...e talvez as pessoas tivessem mais tempo para Pensar, em vez de procurar sobreviver, ou enriquecer conforme os casos…talvez não houvesse tanto receio de perder o job como agora... (Por acaso gostaria de saber onde estavam e o que faziam aqueles que agora «estão cheios de moral e que nos enchem de considerações teóricas!).
Mas então «liquidar»? Liquidar a esperança de um mundo melhor? a imensa sensação de liberdade ? o apagamento do medo ? (há 40 anos como agora, é sempre preciso coragem para estar frente a uma couraça de bastão na mão), a formação da consciência política (resistindo por um lado aos Trotskistas, Maoistas e outros "istas”, que só queriam "recrutar" a malta e por outro aos sindicatos, que só se preocupavam em controlar a «massa desordeira»)? a aprendizagem do livre pensamento?, o valor da solidariedade?, a necessidade de preservar a natureza? (sim já havia seguidores de René Dumont), a luta pelos direitos da mulher e a organização efectiva e eficaz do planeamento familiar, etc. etc. Tudo aquilo que viveram, aqueles que como eu, eram jovens adolescentes quando tudo começou? Acredito que embora boa parte dos quinquagenários actuais se tenha «integrado» na sociedade, muitos deles tenham marcas destas vivências…Maio 68 sempre! «SOUS LES PAVÉS, LA PLAGE!»
Cellophane

Aucun commentaire: