mercredi, avril 30, 2008

Liga dos Campeões-08...e finalmente!

Machester à moda Italiana do «Catenaccio» eliminou um Barcelona mais ousado mas com falta de «potência» e alguma imaginação para os últimos 25 metros, onde se faz a diferença para ir para o golo…os avançados do «Barca» não estão em grande forma, por motivos diferentes…o MUnited defendeu com tudo e com todos, o Tevez foi mais defensivo que ofensivo, Ronaldo sem apoio…e Nani arrancou uma ou outra jogada de grande nível…mas Ferguson sabia o que queria e conseguiu ir à final…o objectivo justificou a maneira!!!
Há muitos interessados na saída de Rijkaard, mas ser eliminado na meia-final da liga dos campeões não é seguramente uma calamidade!!!

Chelsea-3- Liverpool-2, foi um excelente partida de futebol, bem regadinha… jogada sob uma grande chuvada; Foi necessário disputar um prolongamento, e finalmente assistiu-se a meia-hora onde se soltou o futebol espectacular, pleno de emoção…O Chelsea com Ricardo Carvalho e todas as outras «vedetas» vai disputar a final da liga dos Campeões.

Mister Coach

Flores da época...ou floreados?

O P Esse D volta à ribalta mas ainda sem a orquestra, com pouco Jardim, mas Santana continua a fazer floreados mesmo assim …entretanto a estufa seca está reactivada com alguns vasos muito antigos…a poda poderá rimar com fada...logo se verá!!!

Zuca Bota-Fora

MAI 68 - 40 ans

Mai 68- 40 anos-

Ainda estou perplexa quanto ao sentido da afirmação do Sarkozy : « il faut liquider Mai 68 »… Na melhor das hipóteses, entendo que terá querido dizer « basta de idealismo, mãos à obra » ou qualquer coisa assim…pois além de absurdo, « liquidar » a História, ou tentar fazê-lo, nunca deu (felizmente) os resultados esperados pelos pretendentes « ocultadores ». Por isso concordo com o Pacheco Pereira quando diz que Sarkozy nunca poderia ter sido presidente se não tivesse havido Maio 68.
E não só Maio 68 - que foi a explosão em si - como também e sobretudo os anos que se seguiram, que foram um fervilhar de ideias, de contestação, de reivindicações em todas as áreas da sociedade. Concordo também com o facto que pôde acontecer porque estávamos a viver um período «abastado», não havia crise económica, desemprego...e talvez as pessoas tivessem mais tempo para Pensar, em vez de procurar sobreviver, ou enriquecer conforme os casos…talvez não houvesse tanto receio de perder o job como agora... (Por acaso gostaria de saber onde estavam e o que faziam aqueles que agora «estão cheios de moral e que nos enchem de considerações teóricas!).
Mas então «liquidar»? Liquidar a esperança de um mundo melhor? a imensa sensação de liberdade ? o apagamento do medo ? (há 40 anos como agora, é sempre preciso coragem para estar frente a uma couraça de bastão na mão), a formação da consciência política (resistindo por um lado aos Trotskistas, Maoistas e outros "istas”, que só queriam "recrutar" a malta e por outro aos sindicatos, que só se preocupavam em controlar a «massa desordeira»)? a aprendizagem do livre pensamento?, o valor da solidariedade?, a necessidade de preservar a natureza? (sim já havia seguidores de René Dumont), a luta pelos direitos da mulher e a organização efectiva e eficaz do planeamento familiar, etc. etc. Tudo aquilo que viveram, aqueles que como eu, eram jovens adolescentes quando tudo começou? Acredito que embora boa parte dos quinquagenários actuais se tenha «integrado» na sociedade, muitos deles tenham marcas destas vivências…Maio 68 sempre! «SOUS LES PAVÉS, LA PLAGE!»
Cellophane

mercredi, avril 23, 2008

Futebol económico...

Recessão de golos...
Duas meias finais na liga dos Campeões = 2 golos, 1 na própria baliza no Chelsea-Liverpool= 1-1,
e 0-0 no Barcelona- MUnited...

Os playoff da NBA, muito produtivos, cheios de pontos...será o fenómeno americano?

Mister Coach

Acredita quem quiser?

A língua de Mick Jagger faz milagres, quem o diz é Pamela a famosa groupie dos anos 60 …acredita quem quiser?

Em Portugal há muitos de língua solta…acredita quem quiser? Geralmente medrosos escondem-se atrás da estupidez natural…nos locais de trabalho e em relação a qualquer tipo de poder são uns verdadeiros «yes man», mas há uma questão que encheu de vaidade o tuguinha, foi falar e questionar sobre a avaliação dos professores? Já deu p’ra todos, todo o mundo bota opinião, num País onde a instrução é muito parca...a sabedoria quase uma miragem...mas faz subir o ego...falar mal dos que eventualmente ensinam ou deveriam ensinar...venha daí pois uma avaliação rigorosa, coerente e inteligente, p'ra se dividirem as águas… mas o mal do País não é o nível dos professores...e já agora vejamos qual a relação entre trabalho desenvolvido por ex-governantes e os «poisos» profissionais que agora ocupam? Se fossem assim tão bons e competentes o País normalmente deveria estar melhor…todavia a constatação daqueles que chegam ao poder é quase sempre a mesma: «encontrámos o país numa situação muito delicada!»

PS- Sinónimo de delicada= quase falida, cheia de buracos…

SS o misterioso investidor do Boavista…quem acreditou nessa tanga?
No entanto agora poderá aproveitar esta onda p’ra vender imagem, não enriqueceu dum modo…poderá ser que seja doutro…no mundo da imagem rápida e de fácil assimilação... ou no da fofoquice…nunca se sabe, o primeiro passo já está dado!

Zuca Bota-Fora

vendredi, avril 18, 2008

Hilariante !!!

A actuação de Alberto João Jardim monopoliza os debates na televisão…
A Madeira é diferente e o seu rei dá o mote e o ritmo…

O Rei da Gaffe penhorado!!!

Vamos levantar a cabeça e falar uns com os outros…
(treinador do SL Benfica, após derrota no jogo da Taça com o Sporting)

Menezes demite-se e cria um vazio… num vazio!!! Uma incongruência?

Jy Bi

mercredi, avril 16, 2008

Jogo de Matraquilhos Humanos...

Neste Gira a bola com matraquilhos humanos entre Ministério da Educação, Plataforma Sindical e Professores, todos gritam vitória? Mas quem já ganhou foi o Ministério das Finanças, pois com a aprovação do novo Estatuto da Carreira Docente associado ao período de congelamento na progressão, os professores vão ficar entre 6 a 8 anos no mesmo escalão…e como diria o New Zorro, o resto são peanuts!!!

Zuca Bota-Fora

lundi, avril 14, 2008

Paroles (2)

Depois da tristeza...agora a força e a esperança das palavras...

Un jour un jour
Aragon
Tout ce que l'homme fut de grand et de sublime
Sa protestation ses chants et ses héros
Au-dessus de ce corps et contre ses bourreaux
A Grenade aujourd'hui surgit devant le crime
Et cette bouche absente et Lorca qui s'est tu
Emplissant tout à coup l'univers de silence
Contre les violents tourne la violence
Dieu le fracas que fait un poète qu'on tue

Un jour pourtant, un jour viendra couleur d'orange
Un jour de palme, un jour de feuillages au front
Un jour d'épaule nue où les gens s'aimeront
Un jour comme un oiseau sur la plus haute branche

Ah je désespérais de mes frères sauvages
Je voyais, je voyais l'avenir à genoux
La Bête triomphante et la pierre sur nous
Et le feu des soldats porte sur nos rivages
Quoi toujours ce serait par atroce marché
Un partage incessant que se font de la terre
Entre eux ces assassins que craignent les panthères
Et dont tremble un poignard quand leur main l'a touché

Un jour pourtant, un jour viendra couleur d'orange
Un jour de palme, un jour de feuillages au front
Un jour d'épaule nue où les gens s'aimeront
Un jour comme un oiseau sur la plus haute branche

Quoi toujours ce serait la guerre, la querelle
Des manières de rois et des fronts prosternés
Et l'enfant de la femme inutilement né
Les blés déchiquetés toujours des sauterelles
Quoi les bagnes toujours et la chair sous la roue
Le massacre toujours justifié d'idoles
Aux cadavres jetés ce manteau de paroles
Le bâillon pour la bouche et pour la main le clou

Un jour pourtant, un jour viendra couleur d'orange
Un jour de palme, un jour de feuillages au front
Un jour d'épaule nue où les gens s'aimeront
Un jour comme un oiseau sur la plus haute branche...

Cellophane

vendredi, avril 11, 2008

Vertigem...mira-mar


Caldeiradas...

E quem não salta não é do Sporting…e lá saltou borda fora da taça UEFA….
O Bayern de Munique teve a ajuda dum grande Pato, e lá se foi o Getafe…

Quem falha penaltis? Cuidado! Os dirigentes em alta! Isto vai de mal a pior, dá para tudo e para todos!!!

Jorge Coelho, o grande pensador contemporâneo, vai começar a rentabilizar a sua sabedoria!!! Ok man…

Sarkozy o actual esteio da Europa unida à volta do Euro Unido, ou seja, 2xEU, a grande linha de pensamento dos actuais líderes políticos, anda a falar chinês por tudo e por todos…

Fátima Lopes, foi à custa do trabalho árduo que subiu tanto, uma verdadeira novidade!!!

Mugabe seria um eventual reforço, para promover ideias pela força???

O ME, continua a sua cavalgada imperial, e a divisão que instaurou na classe dos professores é cada vez mais refinada…depois de ter acordado e dado pela «força» da burocracia o poder aos que possuíam, mais aninhos de trabalho e não aos que desempenhavam trabalho de mais qualidade e até tivessem outro tipo de experiência associada ou acumulada, agora quer promover e reactivar o super e omnipresente chefe, e para isso, até vai fazendo crescer água não na boca mas no bolso avançando com melhorias remuneratórias em conformidade com a responsabilidade dos cargos e para tal será necessário entre outras coisas espremer ao máximo o limão já demasiado espremidinho do trabalhinho dos professores…alterações para promover a qualidade nem vê-las é só miragem na viragem!!! Dividir para reinar mas a vindima acaba só no lavar dos cestos, logo se verá…

Zuca Bota-Fora

jeudi, avril 10, 2008

Paroles

Acredito que uma das melhores formas de «resgatar» a nossa alma das «quotidianices» materiais é saber apreciar a beleza sob todas as suas formas e em qualquer momento...A beleza das palavras por exemplo, como estas....escritas por um ( na minha opinião) dos poetas da lingua francesa que melhor soube fazer da língua harmonia...

Recueillement
Baudelaire Sois sage, ô ma Douleur, et tiens-toi plus tranquille.
Tu réclamais le Soir; il descend; le voici:
Une atmosphère obscure enveloppe la ville,
Aux uns portant la paix, aux autres le souci.
Pendant que des mortels la multitude vile,
Sous le fouet du Plaisir, ce bourreau sans merci,
Va cueillir des remords dans la fête servile,
Ma Douleur, donne-moi la main; viens par ici,
Loin d'eux. Vois se pencher les défuntes Années,
Sur les balcons du ciel, en robes surannées;
Surgir du fond des eaux le Regret souriant;
Le Soleil moribond s'endormir sous une arche,
Et, comme un long linceul traînant à l'Orient,
Entends, ma chère, entends la douce Nuit qui marche.

dimanche, avril 06, 2008

Um dos espelhos de Portugal !!!

Por aqui não é fácil subir...mas vamos tentar!!!


Parabéns ao Vitória de Guimarães pela conquista da taça de Portugal em basquetebol…todavia pelos poucos minutos que vi de alguns jogos desta fase final através da TV, não tenho dúvidas que o basquetebol português está a tocar no fundo…

No entanto não é só o basquetebol, o problema é muito mais complexo, é todo o desporto português…a começar pelo desporto escolar uma verdadeira mentira…uma verdadeira obra de fachada…que sobrevive graças ao esforço e disponibilidade de alguns intervenientes!!!
Neste País «de iluminados, de botadores de opinião de todos e mais alguns assuntos» mas que não conseguem perceber a importância do desporto na formação e desenvolvimento da população, na preparação e prevenção para o futuro...em que discutem somente o cimento e as construções, o choque tecnológico, o problema da Matemática e do Português, comparações do nível escolar com outros países, que são de facto muito importantes, no entanto raramente há comparações ao nível da aposta e investimento desportivo com todos esses Países apontados como referência, aqueles que são considerados os da frente em desenvolvimento…os portugueses principalmente os que têm poder de decisão não são sensíveis a esta questão importantíssima, pois a maioria deles foi formatada sem actividade desportiva…
Aparecem para festejar e enaltecer a selecção de Portugal quando ganha, os nossos grandes jogadores de futebol, alguns atletas de grande dimensão internacional, só que é como tapar o sol com uma peneira...esses resultados servem para esconder o cerne da questão...deveriam começar por abordar de forma descomplexada e verdadeiramente interessada o Desporto, nas suas diferentes vertentes: lazer, escolar, formação, competição e os vários degraus da mesma;

Zuca Bota-Fora

samedi, avril 05, 2008

«Grandes Torneios»...Surpresas?

Quem calçará as meias…
apuramento na Liga dos Campeões e na Taça UEFA 2008…
O Barcelona mesmo em «crise» está perto da meia-final onde em princípio e caso não aconteça uma surpresa de dimensão planetária no mundo do futebol encontrará o MUnited…
O Arsenal poderia ter ganho mas não o conseguiu e o «chato» Liverpool de Benitez, com Fernando Torres e Gérrard em total sintonia terá alguma vantagem na decisão da eliminatória. Nas meias poderá encontrar o Chelsea ou o Fenerbhaçe que uma vez mais virou a contenda a seu favor 2-1 depois de estar a perder 0-1 e quando parecia encostado às cordas...Deivid um ex-leão marcou um golão num pontapé do meio da rua que selou a vitória da equipa turca, orientada pelo brasileiro Zico, que é a grande e talvez a única grande surpresa desta liga dos campeões…

Na UEFA, Sporting, PSV e Getafe empataram fora, mas o desfecho da eliminatória continua em aberto e sem favoritismos. O Sporting esteve bem em Glasgow e mostrou ser melhor no capítulo técnico no confronto com o Rangers; A equipa espanhola do Getafe obteve um óptimo resultado e produziu excelente exibição contra o reputado Bayern de Munique...O FC Zenit salvo hibernação inesperada… já passou, após os 4-1 na Alemanha frente ao Leverkusen...

Miami: Ténis
Nadal e Davidenko dois ofensivos do fundo do corte disputarão a final;

Mister Coach