lundi, mai 14, 2007

Actividade Física...Saúde...Controlar Peso... (2)

D) Definição dum programa de «Condição Física»

1- As modalidades/ as actividades
Andar e/ou correr

2- A intensidade
Moderada, podendo fazer algumas variações na intensidade; Frequência Cardíaca: entre 100 a 140 puls/min
Manter um determinado ritmo; Aumentar progressivamente o «ritmo» da passada; Variar o ritmo em dias diferentes e até no memo dia e percurso;

3- A frequência
Mínimo 3 dias por semana/ tentar que não sejam consecutivos; Pode fazer 5 dias ou até todos os dias;

4- A duração
5’ a 10’ : 10’ a 20’; 20’ a 30’; + de 30’; Aumentar a duração progressivamente; Tentar fazer 20’ a 30’; Se sentir confortável para por exemplo andar mais de 30’ poderá fazê-lo desde que não haja efeitos negativos; (dores nas pernas, bolhas nos pés, fadiga elevada); Pode também dividir a totalidade do tempo em vário períodos, isto é, em vez de 30' diários de uma só vez 3x10' ao longo do dia;

Nota: Tente divertir-se, motivar-se, praticar a sua actividade física com prazer

E) ANDAR : Para a maior parte das pessoas trata-se da mais benéfica actividade física; Natural pois o «humano» é um animal concebido para andar, esta actividade trata o corpo com respeito utilizando/colocando só a quantidade de «stress» desejada nas articulações; É uma actividade que poderá ser desenvolvida por quase toda a gente independentemente da respectiva condição física; È também muito económica (despesas mínimas) e pratica-se durante todo o ano, em espaços interiores e/ou exteriores. Andar é agradável, relaxante e bom para a saúde.

Andar, não necessita de lições nem de equipamento especial, mas deverá tomar em consideração determinados conselhos, tais como:
- Escolha um percurso agradável e seguro
- Equipe-se, vista-se em conformidade com a estação do ano; Proteja-se do frio, proteja-se do sol…
- Cuidado com o calçado, deverá ser ligeiro, resistente e confortável.
- Leve água para beber.
- Faça um breve aquecimento antes de iniciar a «marcha» e alongamentos no final.
- Comece o seu programa tranquilamente e aumente progressivamente a duração e a intensidade, mantendo-a contudo num nível moderado;
- Visar mudanças positivas é o primeiro passo para um estilo de vida saudável. As pessoas que estabelecem objectivos são mais susceptíveis de os atingir.

E) Como a actividade física pode ajudar a perder peso?
A energia que utilizamos e a quantidade de comida que comemos são dois dos vários factores que influenciam o peso. Em determinadas pessoas despender energia fornecida pela comida através da actividade física contribui para manter o peso saudável.
A chave para controlar o peso é o equilíbrio entre os nutrientes que ingere e a energia que despende durante o dia. A actividade física regular combinada a hábitos alimentares saudáveis pode ajudar a controlar o seu peso.
Os exercícios que aumentam a massa muscular facilitam também a perda de peso porque os músculos queimam mais calorias que a «gordura».
Nunca esquecer contudo que os músculos são mais pesados do que a «massa gorda/ gordura». Se fizer actividades que aumentem a massa muscular, cuidado com a balança, isto é, mesmo que não se traduza por uma perda de peso o corpo está em melhor forma = mais músculos e menos gordura

KF

Aucun commentaire: