vendredi, juin 30, 2006

Espaço de Debate: Ser Treinador...

Ser Treinador….

O que será mais importante:
- Experiência desportiva? A formação académica? A qualidade pedagógica? Participação em cursos e/ou seminários organizados pelas Federações e/ou outros organismos? Capacidade de Liderança? Experiência de Liderança? Capacidade de gestão de recursos?
- Qual o melhor cocktail, que % de aspectos referenciados mais acima, (no que seria mais importante para ser treinador) para obtermos o treinador ideal?

- O nível de intervenção, ou seja, o nível competitivo em que exerce e desenvolve a sua função de treinador, é por si só determinante e/ou limitativo no que se refere ao desempenho da sua actividade?
- A capacidade em situar e/ou nivelar o nível de intervenção, é factor determinante no desempenho e no sucesso?
- As condições materiais e logísticas associadas ao envolvimento e ambiente de trabalho, são factores determinantes no desempenho e no sucesso?

- O nível competitivo, ou seja, o quadro competitivo e/ou o tipo de competição em que está inserido, poderá requerer um determinado perfil de treinador?
- O escalão etário e/ou o nível competitivo poderão exigir requisitos diferenciados e específicos do treinador para um desenvolvimento óptimo da sua função?

- O que é mais importante para ser um treinador de sucesso?
- Obter mais vitórias? Atingir os objectivos propostos? Gerir com eficácia a relação investimento/resultados? Elaborar projecto e criar obra?

- A especificidade da situação poderá determinar o nível de desempenho/intervenção, e portanto, haverá sempre a necessidade de reajustar e relativizar os resultados obtidos?

- Como avaliar, ou melhor, comparar o desempenho dos treinadores:
- utilizar os mesmos parâmetros e a mesma escala de avaliação?
- diferenciar o absoluto e o relativo, ou seja, utilizar os mesmos parâmetros e a mesma escala de avaliação com as devidas e respectivas «subtilezas» introduzindo factores de ponderação, em função das situações?
- ou utilizar diferentes parâmetros e escalas de avaliação, em função das situações?

Mister Coach

Aucun commentaire: