dimanche, juillet 09, 2006

Faits divers...

Faits divers...

Todo o Mundo comenta futebol… poucos conhecem o fenómeno profundamente…
No entanto esticam-se pelas metodologias de treino, fisiologias de esforço, dinâmica e animação táctica das equipas, gestos técnicos dos jogadores, preparação psicológica do atleta de alta competição, etc,etc…
Comparam com outras épocas mas não têm nem critério nem quadro de referência, pois se assim fosse é indiscutível que hoje o nosso futebol é mais forte e consistente que outrora, e isso avalia-se pela regularidade com que se obtêm resultados...isto não belisca em nada por exemplo a excelente qualidade da selecção de 1966, …e que Eusébio é único, faz parte daquele grupo de jogadores que não pertence a uma época, mas sim ao futebol de sempre…
Gostariam que fossemos alemães para marcar mais golos, italianos para sofrer menos, etc,etc, «mas nós somos nós» com a nossa própria identidade e oxalá que assim se mantenha, quando assim não for estamos tramados..e estará tudo lixado.. pois seremos todos iguais ao estilo dos jogos computorizados…
Há uns anos um especialista!!! de futebol actualmente na SIC dizia, que a diferença entre os nossos jogadores e os outros, era que os nossos iam para brincar e os outros para jogar, desde essa altura temos obtido sempre melhores resultados que eles, a Selecção que servia de comparação era a Holandesa. É evidente que hoje esse mesmo especialista diria que é o efeito Scolari.
A novela desencadeada ente Kahn e Lehmann... se fosse em Portugal daria para grandes especulações jornalísticas, citações do Código de trabalho, elevação do bacoquismo etc,etc, na Alemanha «ninguém cortou a língua a ninguém» e a questão resolveu-se naturalmente….
Um reputado cantor comparava Kahn-Ricardo e respectivos estilos de liderança…
só que o jovem com quem falava Kahn na imagem escolhida era Nowotny, um veterano da selecção alemã, e não um jovem de 21/22 anos como afirmava... isto tudo p’ra dizer que há diferentes estilos de liderança, diferenças culturais, diferenças morfológicas, etc,etc, no entanto uma coisa é certa: o futebol é uma das poucas actividades em que Portugal está entre os melhores do Mundo...

JY Bi

Aucun commentaire: